sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Massa de Pizza Caseira

Sou super fã da Rita Lobo, sempre que posso assisto todos os programas no GNT ou confiro no site Panelinha.

Não faço praticamente nada, quem comanda as nossas panelas lá em casa é o maridão, que por sinal dá um show na cozinha...

Mas gosto de assistir para dar pitacos, sugestões de pratos...

Não faço nada e ainda defino o cardápio... Santo Marido!

Adorei esta massa de pizza caseira e claro que eu corri para conferir e já garantir o próximo cardápio...



Ingredientes

6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
2 colheres (chá) de açúcar 
2 colheres (chá) de sal 
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
1/4 xícara (chá) de azeite 
farinha de trigo para polvilhar a bancada
azeite para untar a tigela

Modo de Preparo


1. Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar - cerca de 5 minutos.

2. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite - ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante. 

3. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar. 

4. Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa - ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira. 

5. Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

6. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início - caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

7. Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês.

OBS: se a massa estiver no congelador, deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

Fonte: Panelinha - http://panelinha.ig.com.br/

Gde beijo,

Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário